segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

JOÃO LEÃO COGITA REDUÇÃO NA TARIFA DO FERRY

O secretário estadual da Infraestrutura, João Leão, afirmou ao jornal A Tarde que estuda a possibilidade de reduzir o valor das tarifas do ferry boat. O titular justificou a intenção ao afirmar que houve incremento histórico no fluxo de passageiros do sistema nos últimos meses. Recentemente, uma grande polêmica tomou conta da cidade por causa do aumento de 10% na tarifa do ferry, que está mais cara desde 16 de dezembro.

LULA NEGOCIA DESTINO DE CIRO GOMES NESTA QUARTA

O PT dá início a uma ofensiva contra a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República nesta quarta-feira (27) em uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB. Ainda não foi confirmada a presença de Ciro, que tem se mantido afastado das discussões políticas e volta ao Brasil nesta terça-feira (26), depois de um mês de férias na Europa. A ideia do partido de Lula é garantir a unidade do governo na eleição e atrair Ciro para a campanha de Dilma Rousseff. Em troca, o PT apoiaria o deputado federal na disputa pelo Estado de São Paulo, para onde transferiu seu domicílio eleitoral.

HAITI: NÚMERO DE MORTOS SUPERA 150 MIL

A ministra das Comunicações do Haiti, Marie-Laurence Jocelyn Lassegue, confirmou neste domingo (24) que o número de mortos do terremoto do Haiti já superou os 150 mil, apenas na região metropolitana da capital, Porto Príncipe. O dado deve subir ainda mais, já que há corpos sobre os escombros e em outras cidades do país, como Jacmel – que foi bastante afetada – que não foram contabilizados. As autoridades estimam que o acidente tenha feito mais de 200 mil vítimas.

PMDB NEGA APOIO DE VICE-GOVERNADOR A WAGNER

O PMDB encaminhou nota neste domingo (24) para encerrar as especulações de que o vice-governador, Edmundo Pereira, e sua mulher, a deputada estadual Marizete Pereira, apoiariam o projeto de reeleição de Jaques Wagner. Os peemedebistas têm participado de visitas do chefe do Executivo baiano ao interior e tecido a ele rasgados elogios. Apesar disso, o partido fez questão de “colocar ponto final” na hipótese e divulgar um discurso de Pereira, que acompanhou a estada do pré-candidato ao Palácio de Ondina, Geddel Vieira Lima, no sudoeste do estado. “Essa é uma hipótese fora de cogitação. A minha história política foi toda construída no PMDB, onde estou desde 1974. O que se lê por aí é pura especulação”, disse o vice, que complementou: "Tenho uma relação amistosa com o governador, mas o meu compromisso político é com o PMDB”. Então, se a oratória foi ou não por força da presença do ministro da Integração Nacional, o assunto está finalizado.

VITÓRIA VENCE CLÁSSICO COM SHOW DE RAMON

Mais uma vez, Ramon Menezes fez a diferença em um BA-VI, assim como no estadual do ano passado, quando foi peça fundamental no tricampeonato rubro-negro nas finais. No clássico deste domingo, em um Pituaçu cheio, o Leão foi orquestrado pelo “reizinho”, deu passe para o primeiro gol, do estreante Schwenk, mais um destaque na partida, e sacramentou o êxito sobre o rival por por 2x0. Os comandados de Ricardo Silva continuam na liderança do grupo 1, com seis pontos, e encaram o Ipitanga na quarta-feira, às 21h. Já o tricolor, que apesar da derrota permanece na 1ª posição do grupo2, tentará a recuperação diante do Madre de Deus. Confira todos os detalhes na Coluna de Esportes!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

FESTIVAL TAMBÉM “MISTURA” ADVERSÁRIOS POLÍTICOS

Se o lema do Festival de Verão é “Misturaê”, a premissa também se aplicou à política na noite desta quinta (21). Na plateia do camarote da festa, que acontece até este sábado (23) no Parque de Exposições, houve também a mistura de adversários políticos. Os democratas Paulo Souto, presidente estadual do partido, e ACM Neto, corregedor da Câmara Federal, papeavam (quase) animadamente com o governador Jaques Wagner, que estava acompanhado da primeira-dama Fátima Mendonça. Com Ivete Sangalo na grade da noite, não deve ter sobrado muito tempo para falar (tanto assim) de política. Vale lembrar que Souto e Wagner vão disputar este ano o cargo maior do Executivo baiano nas urnas.

VARELA REBATE CRÍTICAS DE JOÃO UBALDO À PONTE

O apresentador Raimundo Varela, âncora do programa “Acorda pra Vida”, da Tudo FM, aproveitou seu espaço no ar na manhã desta sexta (22) e criticou o libelo que o escritor João Ubaldo Ribeiro publicou no jornal A Tarde contra a construção da ponte Salvador-Itaparica. Segundo Varela, sempre irônico, João Ubaldo tem o mesmo problema de diversos veranistas – muitos deles financeiramente abastados – da Ilha de Itaparica: aparece no lugar apenas uma vez por ano. “João Ubaldo é engraçado. Ele é da Ilha, mas nunca vai lá. Aliás, vai uma vez no ano. Passa 360 dias no Rio de Janeiro e outros cinco e algumas horas em Itaparica. E ainda fica lá do Rio falando mal o ano inteiro”, golpeou. Para Varela, opiniões como a do escritor apenas manterão a Ilha fora do vetor de desenvolvimento, celebrando o local como um reduto bucólico de pobreza e insegurança. João Ubaldo Ribeiro é, provavelmente, o filho mais ilustre do local, que inclusive já foi retratado em seus livros.

PALOCCI DEVE COORDENAR CAMPANHA DE DILMA

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci está fora da lista de pré-candidatos ao governo de São Paulo. Segundo comenta-se nos bastidores, o deputado federal petista tem demonstrado a intenção de aceitar o convite do presidente Luiz Inácio Lula de Silva, feito no final do ano passado, para coordenar a campanha de Dilma Rousseff em direção ao Planalto. A coordenação política, principalmente a negociação institucional com partidos aliados ao PT, ficará, no entanto, sob responsabilidade do presidente da legenda, José Eduardo Dutra. Caso não concorra ao governo de Minas Gerais, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, também deve assumir tarefas no comando da campanha da atual ministra-chefe da Casa Civil.

JOÃO UBALDO DETONA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

O escritor João Ubaldo Ribeiro escreveu artigo, publicado no A Tarde desta sexta (22), em que, literalmente, detona o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Nascido e criado da Ilha, o integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) atestou que a criação da estrutura está não só comprometida com o capital especulativo como é, apenas, uma visão de nosso atraso para tentar travestir um lugar de “avanço”, mas projetar o restante de decadência que ainda não chegou ao local. “(...) Uma patética Miami de pobre. E que, em lugar de valorizar o nosso turismo, padroniza-o e esteriliza-o, matando ao mesmo tempo, por economicamente inviável, toda a riqueza de nossa cultura e nossa história. Quem não é atrasado sabe disso”, criticou.

EQUIPE DO ANA NÉRI ORGULHA MINISTÉRIO DA SAÚDE

O tratamento dispensado ao garoto de Ibotirama perfurado por dezenas de agulhas no mês passado no Hospital Ana Néri foi motivo de elogios rasgados por parte do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Depois de três cirurgias, o garoto receberá alta nesta sexta (22) com apenas cinco objetos dentro do corpo, que com o passar do tempo serão retirados. Segundo o jornal A Tarde, em correspondência oficial enviada pelo Ministério, Temporão parabeniza toda a equipe do médico Francisco Reis, diretor do hospital, que conseguiu prestar um grande serviço à criança por meio do criticado SUS.

MATOS NÃO ACREDITA EM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

O secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, declarou ao Bahia Notícias que estranha a representação que pede a sua expulsão do Partido Verde. A medida foi apresentada pelos deputados federais Luiz Bassuma, pré-candidato ao governo baiano, e Edson Duarte, postulante ao Senado, e é analisada pelo presidente regional da sigla, Ivanison Gomes (ver nota). “Eu acho isso fora de propósito e fiquei muito surpreso. Nós havíamos decidido que eu, enquanto secretário de Estado, sairia em um primeiro momento na caminhada do governo e depois na do PV”, justificou. O titular disse também não acreditar que haja uma perseguição interna para colocá-lo fora da legenda e pede que o comandante do PV-BA seja razoável ao analisar a proposição. “Eu não quero crer que o Partido Verde e as pessoas que o dirigem hoje se prestariam a esse papel. Não posso acreditar que um partido com as características democráticas do Partido Verde seja tão autoritário e não saiba conviver com opiniões divergentes. Espero que o presidente Ivanilson, que conduziu os debates nos encontros regionais de forma tão equilibrada, continue sendo sensato e não ceda a essa inconstância política do Bassuma. Fazer política da forma passional que o Bassuma faz é complicado. Estranho até que o Edson seja coautor dessa ação, pois ele não tem esse perfil. Sempre foi um homem do entendimento”, analisou.

JAVIER PEDE ROMPIMENTO DE CONCESSÃO DA TWB

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Javier Alfaya (PCdoB), encaminhará em fevereiro ao governador Jaques Wagner uma solicitação para que o Estado rompa o contrato com a TWB, empresa que administra o sistema ferry boat. O pedido será feito em caráter de urgência tão logo os trabalhos na Casa sejam retomados. "Não tem mais sentido essa empresa operar o ferry. O tempo mostrou a incapacidade da TWB, os desmandos e desrespeito contra o povo baiano. Daí a necessidade do governo dar um basta nisso", salientou. De acordo com o comunista, os deputados do seu partido e do PT já haviam solicitado o término da concessão e pediram, inclusive, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na empresa desde a gestão anterior. “Precisamos refrescar a memória da sociedade de que o governo Paulo Souto e outros são os padrinhos desse descaso", declarou.

CAVALCANTI CONFIRMA VICE E NEGA LUXO A GATO

O empresário João Cavalcanti confirmou nesta quinta-feira (21) em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, na Tudo FM, que é pré-candidato a vice na chapa do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao governo do Estado. O peemedebista afirmou que poderá ser uma alternativa ao Senado, mas prefere permanecer no estado por causa dos seus negócios. Ele negou, contudo, que tenha alguma querela com Brasília. Atuante no ramo da mineração, ele declarou que, se eleito, pretende compartilhar com a população “as riquezas que conquistou no solo baiano”. O milionário disse ainda que adota animais abandonados e que a informação de que teria comprado uma cama king size e uma TV de plasma para um gato é falsa. Já a justificativa para a sua coleção de automóveis luxuosos foi a de que seria “a realização de um sonho de infância”. Cavalcanti não acredita que os episódios negativos que envolveram nomes do seu partido, como as denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (AP), que teria promovido atos secretos na Casa, possam abalar a campanha de Geddel. Sobre a manobra do prefeito João Henrique para tornar legal a portaria que aumentou a tarifa de ônibus em Salvador, o postulante disse não ter conhecimento detalhado do fato, mas pelo que soube “não faria algo semelhante”.